quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sem querer querendo

Dizem que o maior dos inventores é o acaso! E na história das comidas essa frase não podia ser mais verdadeira!
Hoje vamos conhecer alguns alimentos que você conhece bem e que foram descobertos totalmente por acidente!

Queijo

      O queijo é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Sua origem está envolta em lendas e muito provavelmente a sua descoberta foi um acidente.

      As tribos nômades da Ásia Central carregavam leite em bolsas feitas de estômago de ruminantes (ugh!) e reparavam que o leite se separava em duas partes, o soro e a coalhada.

      O que acontece é que essas bolsas animais continham os restos de uma enzima chamada renina, que junto com o galopar do cavalo que agia como uma batedeira, provocavam a formação da coalhada.


Picolé

      O picolé é uma dessas invenções tão geniais que a gente fica se pensando como é que ele não existiu desde sempre. Ele foi inventado por uma criança americana, totalmente por acidente!

      Em 1905, um garoto de São Francisco, Frank Epperson, esqueceu na varanda da sua casa uma mistura de suco em pó diluído em água com o palito dentro.

      Para nossa sorte, fez bastante frio naquela noite e, na manhã seguinte, ele reparou que a mistura havia congelado, transformando-se em gelo sabor suco de frutas no palito!


Batata Chips

      A história que contam tradicionalmente sobre a origem da batata chips é a de um cozinheiro nova-iorquino chamado George Crum e um cliente reclamão.

      O cliente havia devolvido o prato, reclamando que as batatas eram muito grossas, empapadas e sem-graça. Sentindo-se desonrado, o cozinheiro cortou as batatas o mais fino que podia, salgando-as pesadamente e fritando-as até ficarem crocantes.

Para sua surpresa, o cliente adorou o prato, que foi parar no menu no hotel onde o cozinheiro trabalhava!


Flocos de Milho

      A história dos flocos de milho começam na verdade com flocos de trigo, inventados pelos irmãos John e Will Kellogg. John era diretor em um sanatório e fazia "experiências culinárias" com seu irmão para acharem formas de preparar grãos para os pacientes.

     Certo dia, os dois preparavam uma massa de trigo cozido quando tiveram que cuidar de outros assuntos. Quando voltaram, a massa estava seca, mas os dois resolveram passá-la pelos cilindros de amassar mesmo assim.

     Em vez de longas folhas de massa, o que saiu dos cilindros foram flocos finos de trigo, que após tostados ficavam leves e crocantes! Os pacientes adoraram a receita, o que levou os irmãos a pensarem em comercializar o produto.

Os flocos de milho que conhecemos vieram depois, juntamente com os flocos de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário