segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Arma de Instrução em Massa: livros são distribuídos para combater carência cultural



Um tanque de guerra recheado de livros enfrenta batalha na América Latina. Ele tem a missão de atacar, com conhecimento, pessoas que vivem em áreas culturalmente carentes e, assim, combater a ignorância literária. O nome desta biblioteca móvel é Arma de Instrução em Massae, por enquanto, ela circula pela Argentina.

O automóvel é um Ford Falcon de 1979, usado por militares na época da ditadura, que foi reformulado pelo artista plástico argentino Raul Lemesoff para abrigar as doações de livros que vem arrecadando. A Arma de Instrução em Massa carrega coleção de mais de 900 títulos – entre romances, contos e, até, artigos científicos -, que é reabastecida com frequência.

Os livros são distribuídos – de graça, é claro – pelas ruas de Buenos Aires e cidades do interior da Argentina, inclusive onde nem todas as crianças frequentam escola. Por onde passa, Raul também procura documentar a opinião das comunidades sobre seus principais problemas culturais, políticos, ambientais e sociais. Ele espalha essas ideias por outras comunidades, para que elas possam interagir entre si e, quem sabe, se fortalecer em busca de soluções. Para ele, por meio da literatura o projeto contribui para a paz.

A ideia do artista é extrapolar as fronteiras argentinas e levar a Arma de Instrução em Massapara mais países da América Latina. Na página do projeto, ele incentiva artistas, instituições e coletivos de outros lugares a construir sua própria Arma de Instrução em Massa e espalhar conhecimento pela sociedade em que vivem. Curtiu a ideia? Sabe de lugares onde essa arma seria útil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário