domingo, 29 de abril de 2012

CURIOSIDADE, Você sabe o que faz um Hebiatra?


       Apesar dessa especialidade já existir no Brasil desde a década de 70, o Hebiatra ainda não é um profissional conhecido para a grande maioria da população. A Hebiatria é uma especialidade específica para atender os adolescentes, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é o período entre os 10 e 20 anos de idade.

       A adolescência é uma fase muito conturbada, além da questão hormonal, o pré-adolescente, sente a necessidade de se auto afirmar como jovem e busca seu caminho na vida, porém, ainda tem momentos em que age como criança, e em outros deseja ser visto como adulto. Essas mudanças são rápidas e bruscas, a passagem da vida infantil para a jovial, é marcada de dúvidas, anseios, questionamentos e novidades. Sendo assim, nada mais justo do que ter um especialista que compreenda esse universo tão fascinante e ao mesmo tempo tão conturbado e confuso.

       O Hebiatra aborda questões muito importantes nessa fase da vida, como: sexualidade, drogas, primeiro beijo, menstruação, alimentação, excessos de exercícios físicos, sedentarismo e muitas outras questões pertinentes a esse momento tão delicado da vida. Atua não só na parte médica, biológica, mas atua também na esfera social e psicológica.

       Muitos pais, ainda levam seus filhos de 15, 16 anos ao Pediatra, sendo que a grande maioria fica constrangida por ainda se consultar com um médico que os atendia quando criança. Também é importante ressaltar que o adolescente tem de ser vacinado, ao contrário do que muitos pensam, essa prevenção se estende após a infância também, e precisam ser devidamente imunizados.

       É interessante levar os adolescentes ao Hebiatra, não só pelo fato de serem assistidos por um clínico geral próprio para eles, é uma forma de levá-los ao médico sem aquele receio de ir ao ginecologista, no caso das meninas, ou ir apenas por obrigação e sem vontade, é uma forma de encontrar uma pessoa que o irá acompanhar de maneira adequada, sem aquela sensação de ainda estar indo ao “médico de criança”.

Fonte:(
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/10434/voce-sabe-o-que-faz-um-hebiatr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário